ESTA FOTO COMO PODE SER IDENTIFICADO É O CONHECIDO CARAMUJO AFRICANO SEU NOME CIENTÍFICO É ACHATINA FULICA ESTE ESPÉCIME FOI TRAZIDO NA DÉCADA DE 80 NO PARANÁ PARA SERVIR DE ESCARGOT, SENDO LEVADO PARA OUTROS ESTADOS NÃO FOI BEM ACEITO PELOS CONSUMIDORES E ALÉM DAS PROIBIÇÃO PELO IBAMA ELE FOI LIBERADO ILEGALMENTE NO MEIO AMBIENTE.
COM UMA CAPACIDADE ENORME DE SER ADAPTAR AO MEIO AMBIENTE E SEM PREDADORES NATURAIS ALÉM DE PRODUZIR CENTENAS DE OVOS, ELE SER TORNOU UMA PRAGA PERIGOSA E DE DIFÍCIL COMBATE ESTA ESPÉCIME E MUITO VORAZ DESTRUÍDO PLANTAS NATIVAS E TRAZ 2 VERMES CONTAMINANTES PARA O HOMEM APESAR DE SER DIFÍCIL MAIS É PRECISO TER CUIDADO.
SUA CARAPAÇA É ESCURA E SUA BORDA É CORTANTE, A MELHOR FORMA DE MANUSEAR ESTA PRAGA É MANUALMENTE COM LUVAS, DEPOIS DE COLHIDO EM UM SACO PLÁSTICO DEVE SER JOGAR CAL LOGO EM SEGUIDA QUEBRE SUA CONCHA POIS PODE SER UTILIZADA PELO MOSQUITO AEDES AEGYPTI, COMO CRIADOURO PARA LARVAS, DEPOIS DESSE PROCEDIMENTO DEVE SER ENTERRADO NUM LUGAR FORA DE LENCOÍS FREÁTICOS PARA ELIMINAR QUALQUER POSSIBILIDADE DE CONTAMINAÇÃO.
ESTA ESPÉCIE DE CARAMUJO PODE TRANSMITIR 2 TIPOS DE VERMES DIFERENTES, SÃO VERMES CAPAZES DE PROVOCAR DOENÇAS SÉRIAS, MAIS FELIZMENTE NÃO HÁ REGISTRO DESSA DOENÇA NO BRASIL.
ESTA ESPÉCIE DE CARAMUJO PODE TRANSMITIR 2 TIPOS DE VERMES DIFERENTES, SÃO VERMES CAPAZES DE PROVOCAR DOENÇAS SÉRIAS, MAIS FELIZMENTE NÃO HÁ REGISTRO DESSA DOENÇA NO BRASIL.
- Angiostrongylus costaricensis: RESPONSÁVEL PELA ANGIOSTROLONGILOSE ABDOMINAL,DOENÇA QUE PROVOCA PERFURAÇÃO INTESTINAL, DE SINTOMAS SEMELHANTES AO APENDICITES;
- Angiostrongylus cantonensis: RESPONSÁVEL PELA ANGIOSTROGILÍASE MENINGOENCEFÁLICA, DE SINTOMAS VARIÁVEIS, MAIS MUITAS FEZES FATAIS.
O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário